CURSO 2 - Territórios Desconhecidos



De 24 a 30 de janeiro de 2015
  




'Territórios Desconhecidos'
Conceitos, técnicas e estética na arte criativa do teatro de sombras contemporâneo, com a Cia. Teatro Lumbra e Clube da Sombra (RS)

(10 vagas). Ministrantes: Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella. Carga horária: 60h


O curso, nível avançado, destina-se aos estudantes, profissionais e técnicos do teatro, dança, performance, educação, cinema, iluminação e artes plásticas.
Através da imersão artística, o grupo propõe como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras.
As experimentações têm como ponto de partida a sensibilização dos sentidos e a consciência corporal na percepção do espaço, da escuridão, do silêncio e das interferências por meio de materiais que produzam imagens e sons. O trabalho instigará o participante a criar, refletir e encontrar nas dúvidas e nos questionamentos uma forma de potencializar novas investigações.

Objetivo geral
-Vivenciar os processos envolvidos na arte e na expressividade do teatro de sombras.

Objetivos específicos
-Refletir e cambiar experiências e descobertas;
-Realizar exercícios práticos, exercitando a expressividade plástica e dramática com projeções em sombras; cada participante poderá exercitar seus conceitos, sua;
-Investigar a linguagem do teatro de sombras não só como uma técnica tradicional, mas como uma forma, um gênero artístico com uma expressividade e estética própria;
-Despertar o potencial criativo, através de um processo de autoconhecimento e descoberta de novas sensações;
-Exercitar o desenvolvimento teórico embasado nas experiências práticas, qualificando o sombrista criativo para execução de projetos artísticos autorais.

Conteúdo programático
A imersão inclui exercícios práticos diários com atividades físicas e reflexivas, com trabalhos focados na consciência dos sentidos e no aprofundamento conceitual que se desdobram para ampliar as possibilidades expressivas e qualificar a versatilidade do sombrista na cena.

Entendimentos sobre o corpo na cena, estética da sombra e sua pregnância visual, potencialidade narrativa, iluminação técnica, simbologia gráfica e materiais expressivos serão conhecimentos que se entrecruzam durante a vivência e se desdobram durante o processo em que o aprendizado sistemático se encarrega de apresentar caminhos e evitar atalhos.


Currículo Cia Teatro Lumbra
A Cia Teatro Lumbra é um grupo organizado de encenadores teatrais e artistas, sediados na capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre.
Criada e coordenada pelo pesquisador, cenógrafo e ator/bonequeiro Alexandre Fávero, desde o ano de 2000, desenvolve, permanentemente, a pesquisa e o experimentalismo avançado da dramaturgia do teatro de animação.
As montagens de espetáculos da Companhia e seus projetos de difusão são sempre associados aos temas da cultura brasileira e ao experimentalismo das linguagens expressivas dos mais distintos gêneros do teatro de animação.
No repertório da Companhia é possível perceber a fusão de diferentes conceitos estéticos de arte, combinadas a um aprofundamento científico, filosófico, psicológico e derivando ao sobrenatural e ao metafísico, tornando cada espetáculo uma experiência singular ao espectador, seja criança ou adulto.
O resultado dessas atividades teatrais promovidas e desenvolvidas pela Companhia Teatro Lumbra, nas inúmeras temporadas e participações em festivais do gênero, têm possibilitado uma abrangência cada vez maior e mais expressiva de público e também nos mais diferentes meios de comunicação e mídias. Nessa dinâmica de criar e desconstruir conceitos, nas suas obras de arte, a Companhia tem aperfeiçoado suas tecnologias alternativas e seu método de trabalho artesanal, transformando idéias em espetáculos, realizando cursos de teatro de animação, projetando sombras nas telas de cinema, realizando filmes, vídeos, shows musicais, demonstrações, prestando assessorias e principalmente ousando nas novas experiências.